quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Assembleia da República: "Os Verdes" vão pedir suspensão do plano nacional de barragens







Assembleia República
"Os Verdes" vão pedir suspensão do plano nacional de barragens

























O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta quarta-feira no Parlamento, que vai apresentar muito em breve uma iniciativa legislativa para suspender de imediato o plano nacional de barragens, citando um estudo, segundo o qual o Estado português avaliou mal os impactos e a verdadeira necessidade das barragens.

Heloísa Apolónia, do PEV, diz que Portugal já tem equipamentos suficientes para produzir energia

A deputada do PEV Heloísa Apolónia defendeu que o programa nacional de barragens deve ser suspenso, citando um estudo encomendado pela Comissão Europeia a uma entidade independente que considerou que o Estado português avaliou mal os impactos e a verdadeira necessidade de barragens em Portugal.

A ecologista lembrou também que o relatório considera que os impactos de cada barragem na qualidade da água foram analisados de uma forma muito pobre. «O Governo nunca se debruçou sobre essa matéria», considerou.

Heloísa Apolónia disse que o Executivo quer mais barragens para produzir mais, mas Portugal já tem «equipamentos suficientes», sendo que «estas dez barragens não vão servir para mais do que três por cento da electroprodução nacional».

«Aquilo que o estudo da Comissão Europeia diz é que para manter a qualidade da água isso terá que ser reduzido a um terço», acrescentou.

O PS reagiu a esta declaração dizendo que o país não se pode precipitar e que o estudo em causa tem de ser analisado.

in TSF - 11 de Novembro de 2009

Sem comentários: