segunda-feira, 21 de maio de 2012

Rio Homem - Terras de Bouro: A Barragem de Vilarinho da Furna foi inaugurada há 40 anos

Rio Homem - Terras de Bouro
A Barragem de Vilarinho da Furna foi inaugurada há 40 anos

De facto, foi a 21 de Maio de 1972, pelas 12H40, que o então Chefe de Estado Português, Almirante Américo Tomás, após a bênção das novas instalações pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Francisco Maria da Silva, se dirigiu para a sala das máquinas, acompanhado pelos Engenheiros Ivo Gonçalves e Machado Vaz, onde premiu o botão do motor de arranque da nova central hidroeléctrica. Foi esse mesmo Machado Vaz que, uma década antes, havia trocado a presidência do conselho de administração da Hidroeléctrica do Cávado (HICA) pelo Ministério das Obras Públicas, do governo de Salazar, para, logo de seguida, despachar a construção da Barragem de Vilarinho.

Terá sido coincidência?

Costumo dizer que prefiro a coincidência da chegada de Vasco da Gama à Índia, também a 21 de Maio, mas do mais longínquo ano de 1498. Já lá vão 514 anos!...

De qualquer forma, como nascido na aldeia de Vilarinho da Furna (e não das Furnas - já que nos tiraram a terra, deixem-nos ficar o nome), não posso deixar de evocar esta efeméride, que também contribuiu para a Segunda Revolução Industrial (a do aço e eletricidade), em Portugal, iniciada, a nível mundial, nos finais do século XIX. Se quisermos uma data, poderá ser a de 1882, quando, no Fox River, nos Estado Unidos, se construiu a primeira barragem para a produção hidroeléctrica. Consequências do primeiro dínamo posto a rodar, em 1831, por Faraday.

Manuel Antunes - 21 de Maio de 2012

1 comentário:

Frente Norte disse...

A CULPA DO NOSSO ATRAZO EDUCATIVO E CULTURAL, NÃO É DA JUNTA DE FREGUESIA, DA CÃMARA MUNICIPAL, DO GOVERNO OU DA 'UNIÃO EUROPEIRA'. A CULPA DO NOSSO ATRAZO EDUCATIVO E CULTURAL É, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE NOSSA ! NÃO TEMOS UMA EDUCAÇÃO E UM NÍVEL CULTURAL DE EXCELÊNCIA, PORQUE NÃO QUEREMOS, PORQUE NÃO DIALOGAMOS, NÃO COMUNICAMOS, NÃO DEBATEMOS !
Pelo Norte tudo, com todos,
FrNorte frente.norte@sapo.pt