terça-feira, 15 de setembro de 2009

Pelo Tâmega - SIC - Nós por cá... TELEVISÃO VAI FAZER REPORTAGEM EM AMARANTE

Pelo Tâmega - SIC - Nós por cá...
TELEVISÃO VAI FAZER REPORTAGEM EM AMARANTE

Os resultados da campanha informal pelo nosso rio Tâmega lançada via e-mail, na blogosfera e através da divulgação pessoal, está a correr pelo melhor e a ter resultados até um pouco inesperados.

O Movimento Cidadania para o Desenvolvimento no Tâmega participou (11/9) as marcas do desrespeito pelo Tâmega aos diversos partidos com representação parlamentar na Assembleia da República e, na mesma data, aos órgãos de comunicação social nacionais, regionais e locais.

Até hoje, para além de inúmeros testemunhos de apoio à causa que nos têm chegado – e que ainda irão ser relevados em texto – são vários os artigos de opinião a fazer eco da agonia das águas do rio, reflectindo séria preocupação pela Vergonha Nacional! que constitui o estado de morbidez profunda do ambiente hídrico do Tâmega:

- O RIO TÂMEGA A JUSANTE DE AMARANTE EM AGOSTO DE 2009 - Amarante http://sol.sapo.pt/blogs/PlenaCidadania

- Albufeira do Torrão, uma situação do futuro - Cabeceiras de Basto
http://remisso.blogspot.com/2009/09/albufeira-do-torrao-uma-situacao-do.html#comments

- "Os Destroços de Um Rio" - Amarante http://anabelapmatias.blogspot.com/2009/09/os-destrocos-de-um-rio.html

- Rio Tâmega em Amarante – «o rio ideal para um filme de terror»! - Amarante http://centroparoquialgondar.blogspot.com/2009/09/rio-tamega-em-amarante-o-rio-ideal-para.html

- Rio Tâmega agonizante - Amadora http://peroladecultura.blogspot.com/2009/09/rio-tamega-agonizante.html

- Um país que se espelha num rio - Covilhã http://olhaiosliriosdacampos.blogspot.com/2009/09/um-pais-que-se-espelha-num-rio.html

- Amarante: Poluição do Tâmega em Amarante, com uma eutrofização incrível a jusante da Etar de Amarante! - Amarante http://informaticahb.blogspot.com/2009/09/amarante-poluicao-do-tamega-em-amarante.html

- Verdete [Rio Tâmega] - Arco de Baúlhe http://malmaior.blogspot.com/2009/09/verdete.html

- Um Dia Guerrearemos por Água - Paredes http://beatrizmadureira.blogspot.com/2009/09/um-dia-guerrearemos-por-agua.html

(textos reproduzidos e patentes em http://artigosediscussao.blogspot.com/, no site/blogue do Movimento Cidadania para o Desenvolvimento no Tâmega)

Entretanto, dado o estado deplorável que as águas e margens do Tâmega se nos apresentam na passagem por Amarante, de ser tratado como esgoto colectivo com as suas/nossas águas aprisionadas na Barragem do Torrão, alguém tratou de sensibilizar a Quercus para a situação e para a urgência de uma acção cívica em Amarante, de forma a dar voz ao rio.

Agora, aí estão os resultados: hoje, terça-feira (15/9), pelas 11H15 na margem esquerda do rio Tâmega, em Formão (Cepelos – Amarante) a Quercus, tendo por fundamento e cenário o estado calamitoso em que as águas do rio Tâmega foram transformadas, efectuará uma conferência de imprensa em que denunciará as causas desta vandalização.

Entretanto, também a jornalista Patrícia Nogueira da SIC, do programa “Nós Por Cá”, através dos blogues InformaticaHB e Anabela Magalhães chegou ao conhecimento do estado do rio Tâmega e, dado o interesse que o assunto despertou, agendou também para hoje (15/9) uma reportagem em Amarante, a partir das 10H00, em que o tema é precisamente a poluição do Tâmega.

É de esperar que a conciliação destas iniciativas com o apelo silencioso do Tâmega, se traduza, em sentimento de vergonha no rosto dos nossos governantes locais e nacionais pelo sofisma com que em Amarante e em Portugal aviltam recursos da Terra escassos, finitos e não renováveis.

Aqui deixo os meus agradecimentos sentidos a todos quantos ajudaram, e ajudam sem calar, à ampliação desta situação asquerosa de um rio moribundo.
Nós por cá continuamos em luta!

Anabela Magalhães, in Anabela Magalhães - 15 de Setembro de 2009

Sem comentários: