sexta-feira, 13 de maio de 2016

TÂMEGA - BARRAGEM DE DAIVÕES: Iberdrola entrega primeira barragem do Alto Tâmega à Ferrovial por 91 milhões














TÂMEGA - BARRAGEM DE DAIVÕES

Iberdrola entrega primeira barragem do Alto Tâmega à Ferrovial por 91 milhões


A Iberdrola adjudicou a construção da barragem de Daivões à Ferrovial, por 91 milhões de euros e um prazo de execução previsto de quatro anos e meio, avança o “negócios”.



O consórcio é liderado pela Ferrovial Agroman e vai ser integrado pela portuguesa MSF, anunciou a Iberdrola. 

Este projeto compreende a construção de uma barragem de betão com 75,5 m de altura e 264 m de comprimentos. A central hidroelétrica vai conter duas turbinas com 118 megawatts (MW) de capacidade instalada.

Recorde-se que a Iberdrola tem três barragens planeadas para Portugal, incluídas no denominado Complexo Hidroelétrico do Alto Tâmega com um prazo de construção previsto compreendido entre 2014-2023 e considerado um dos maiores projetos hidroelétricos levados a cabo na Europa, nos últimos 25 anos. 

Com um investimento previsto de 1.200 milhões de euros, centrando-se a maior parte do investimento no período 2018-2020, o complexo contará com uma potência instalada de 1.200 megawatts (MW), alcançando uma produção anual de 1.800 gigawatts hora (GWh), ou seja, 4% do consumo elétrico do país.

Esta iniciativa contempla a exploração das infraestruturas dos aproveitamentos hidroelétricos de Gouvães (bombagem), Alto Tâmega (turbinação) e Daivões (turbinação), durante 70 anos.


O Governo concluiu em meados de Abril a reavaliação do Plano Nacional de Barragens.


Dos cinco projetos analisados, a barragem do Alvito EDP foi suspensa até 2018, altura em que vai ser reavaliada, enquanto a barragem de Girabolhos (Endesa) foi cancelada.


Já a construção das três barragens da Iberdrola obteve luz verde, com o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, a sublinhar que este investimento "importante" para Portugal cumprir as metas de produção de energia renovável.


O Plano Nacional de Barragens foi lançado em 2007 e o objetivo inicial era construir dez barragens.


Mas o processo tem vindo a sofrer vários avanços e recuos. Até ao momento, só a barragem de Foz Tua (EDP) avançou e deverá estar terminada este ano. 


Dos 10 projetos iniciais, restam somente quatro, relembra o “negócios”.

in Jornal da Construção - 13 de Maio de 2016

Sem comentários: